Informação Geral
Direção
Diretor Interino: Dr. João José Baeta Leitão
Telef: 91017
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Técnico-Coordenador: Técnico João Serras
Telef: 99503
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Enfermeiro-Chefe: Enfª Maria Cristina Carvalho
Telef: 90478
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Administrador Hospitalar: Dr. Lourenço Braga
Telef: 90496
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Missão, Valores e Visão
O Serviço de Imagiologia Geral do CHULN assegura a realização de exames de diagnóstico por imagem, formação e investigação, segundo as melhores práticas do desempenho profissional, de forma a fomentar a qualidade do Serviço e o correto diagnóstico, tratamento e bem-estar dos seus utentes.
Profissionais e Exames
É composto por diversos tipos de profissionais articulados numa verdadeira equipa multidisciplinar.
Na atualidade, compõem o Serviço, Médicos Especialistas em Radiologia Geral, além dos Internos da respetiva especialidade, Técnicos de Radiologia, Enfermeiros, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, que permitem a realização de exames de Angiografia, Densitometria, Ecografia, Mamografia, Radiologia Convencional, Ressonância Magnética e Tomografia Computorizada.
Contactos
Tel: | 21 780 5104 |
Tel: | 21 780 5085 |
Fax: | 21 780 5551 |
E-mail: | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Horário
Exames de Rotina | 08h00 - 20h00 |
Serviços de Urgência | 24h por dia |
Localização
História
História
Serviço de Imagiologia Geral – Hospital Pulido Valente
A 7 de Maio de 1929, com a presença do Presidente da República e de alguns membros do Governo, foi inaugurado, no Sanatório do Lumiar, nessa época também já conhecido por Sanatório D. Carlos I, um Serviço de Raios X ao qual foi dado o nome de João Luiz de Moura. O facto de ter sido um dos primeiros Serviços a ser criado, dá-nos a ideia da importância que já naquela data era atribuída a um Serviço de Radiodiagnóstico por Imagem, nomeadamente no âmbito da patologia pulmonar.
Em 1978, com a ligação à Universidade Nova de Lisboa, tornou-se o Serviço Universitário de Imagiologia, passando a integrar os Internatos médicos dessa Faculdade.
Com os avanços tecnológicos, foi sendo acrescentada de novas valências, possuindo atualmente equipamentos de Radiologia Convencional (fluoroscopia, equipamentos móveis), Tomografia Computorizada e Ultrassonografia.
Em 2006, o Serviço Central foi dotado de um Sistema de Radiologia Digital, tendo sido abolido o método de revelação de películas na câmara escura para passarem a ser impressas a laser. Em 2008, foi acrescentado ao sistema Digital um sistema PACS, que permite a ligação direta aos vários Serviços e mesmo entre Hospitais, permitindo que se prescinda da impressão de películas.
Serviço de Imagiologia Geral – Hospital de Santa Maria
O Serviço de Radiologia do Hospital de Santa Maria foi inaugurado em 1 de Dezembro de 1954. Dele faziam parte duas secções: Radiodiagnóstico e Radioterapia.
Os Diretores foram sucessivamente: Professor Doutor Benard Guedes, Professor Doutor Aleu Saldanha, Professor Doutor Aires de Sousa (pai), Professor Doutor Aires de Sousa (filho) e Professor Doutor Gama Afonso. As chefias Técnicas foram durante a referida altura desempenhadas respetivamente pelos Técnicos Manuel Bastos, Daniel Covas e Manuela Botelho.
Até 1983, só se realizavam exames de Radiologia Convencional com ou sem contraste, Tomografias e Angiografias. A partir desta data introduziu-se a Ecografia, técnica que iniciou a revolução nos serviços de radiologia de todo o mundo, com o novo conceito de imagem seccional, determinando grandes avanços no estudo de diversas patologias e a alteração da denominação da especialidade para Imagiologia. Em 1987, foi instalado o primeiro aparelho de Tomografia Computorizada, em 1988, a Angiografia Digital e por fim, em 1996, a Ressonância Magnética.
Com o desenvolvimento da tecnologia, a Ciência da Imagem passou a ter não só capacidades de diagnóstico, como também de terapêutica o que levou ao aparecimento da Radiologia de Intervenção.
Em 2003, realizaram-se obras de remodelação do espaço físico e renovação de equipamentos, coordenadas pelo Prof. Doutor Jorge Campos e, em Abril de 2004, foram criados dois serviços autónomos, o da Imagiologia Geral e o da Imagiologia Neurológica, sendo o primeiro dirigido pela Dr.ª Isabel Távora e o segundo pelo Prof. Doutor Jorge Campos.
Atualmente todas as áreas envolvidas neste projeto de modernização são utilizadas em comum pelos Serviços de Imagiologia Geral e Imagiologia Neurológica, nomeadamente os novos equipamentos adquiridos, em Dezembro de 2010, duas Tomografias Computorizadas de 16 e 64 cortes e duas Ressonâncias Magnéticas de 1,5 T e 3 T.
Em Outubro de 2011 o Conselho de Administração do CHLN nomeou a Técnica Dina Silva, como Técnica Coordenadora do Serviço de Imagiologia Geral e do Serviço de Imagiologia Neurológica do CHLN. Como Técnicos Subcoordenadores foram nomeados os Técnicos Dário Chaves, Paula Barradas e Teresa Cabral.
Em Março de 2016, foi nomeado o atual Diretor do Serviço de Imagiologia Geral, o Doutor José Manuel Falcão Fonseca Santos.
Sistema de Gestão de Qualidade
Em Agosto de 2016, o Serviço de Imagiologia Geral do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) alcançou com sucesso a obtenção da Certificação do respetivo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os seus objetivos estratégicos, definidos ao mais alto nível de decisão da Instituição.
A norma de sistemas de gestão adotada foi a NP EN ISO 9001, na total abrangência dos seus processos, com vista à maior capacitação dos seus colaboradores, à monitorização das práticas e seus requisitos, à satisfação dos utentes, clientes internos e externos, à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e ao desenvolvimento sustentável dos referidos Serviços.
A entidade certificadora foi a APCER, líder mundial na certificação de sistemas de gestão, o que permite assegurar o reconhecimento internacional da respetiva certificação.
A Certificação da Qualidade permitiu grandes melhorias no Serviço, ao nível da organização e controlo de processos, melhoria do parque tecnológico, uniformização de procedimentos e comunicação organizacional. Essa melhoria encontra-se evidenciada nos resultados positivos obtidos no retorno da informação por parte dos Utentes, Colaboradores e Clientes Internos.
Âmbito do SGQ
O Sistema de Gestão da Qualidade abrange todas as atividades do Serviço de Imagiologia Geral do CHULN desenvolvidas na realização de exames / intervenção Imagiológica e apoio a outros Serviços.
Política da Qualidade
• Prestar serviços e cuidados de saúde necessários para a realização de exames imagiológicos;
• Garantir a satisfação das necessidades de todos os clientes / utentes;
• Estimular a inovação da qualidade técnica e melhoria contínua dos serviços prestados;
• Assegurar o respeito pelos direitos dos utentes;
• Manter uma atitude de acordo com o código de ética e deontologia profissional no desempenho das funções;
• Sensibilizar e formar os colaboradores para uma melhoria contínua;
• Abranger os fornecedores de materiais e equipamentos do Serviço, verificando que respeitam os padrões de qualidade exigíveis;
• Manter o Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a Norma internacional NP EN ISO 9001, garantindo as atualizações necessárias.
Ata de Revisão do SGQ - 2018
Ata de Revisão do SGQ - 2017
Ata de Revisão do SGQ - 2016