Liga dos Amigos do HPV

Informação Geral

Contactos

Hospital Pulido Valente

Alameda das Linhas de Torres, 117 1769-01 LISBOA

Telefone/Fax e Telemóvel: 217577289 e 961 411 794

E-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadora do Voluntariado: 961 411 581 

 

Breve Descrição

A Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente é uma Instituição Particular de Solidariedade Social ( IPSS )que desenvolve a sua actividade desde 1992, apoiando os utentes e humanizando a Instituição, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida aos Doentes. Esta Associação de solidariedade social conta com Associados e Voluntários.

ASSOCIADOS

Ao Associados representam a comunidade que o Hospital serve, dão corpo à Liga e animam a sua actividade.

VOLUNTÁRIOS

O movimento de Voluntários surgiu da necessidade de minorar o sofrimento físico e psíquico do doente hospitalar, quer no Internamento quer no Ambulatório quer nos Serviços de Diagnóstico e Terapêutica.

O Corpo de Voluntários da Liga é coordenado por uma Técnica Superior que, por sua vez, articula com o Serviço Social do Hospital.

O movimento integrou-se naturalmente no Hospital, tendo sido aceite com satisfação e estando agora a ser muito solicitado.

Importa relevar a importância da acção desenvolvida pelas pessoas que, desinteressadamente, emprestam o seu tempo disponível a uma actividade tão necessária, traduzida na humanização da prestação de cuidados de saúde e no apoio ao doente do Hospital de Pulido Valente, no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Fontes de Financiamento

As fontes de financiamento da Liga resultam do recebimento de concessões pela utilização de instalações, das quotas dos Associados, de subsídios que lhe são conferidos por entidades públicas e privadas, de doações e ainda do produto de iniciativas de carácter cultural, social e lúdico, como sejam jantares / conferências, etc.

No que respeita às instalações que constituem uma fonte de financiamento para as actividades da Liga, refira-se a concessão de uma Cafetaria / Bar / Restaurante, construída e explorada no regime de parceria com privados, e o Centro Comercial, que dispõe de várias lojas e onde se situa a Sede da Liga e as instalações do Voluntariado.

 

Atividades

a) Como resultado das fontes de financiamento, tornou-se possível à Liga:
b) Adquirir duas carrinhas, as NAVETAS; que circulam no Hospital, durante o dia, transportando doentes, visitas e trabalhadores;
c) Colocar nos Serviços televisores, sinalização sonora e luminosa, frigoríficos, quadros decorativos e aparelhos de aquecimento, tudo com a finalidade de humanizar o ambiente de prestação de cuidados;
d) Distribuir pelos Serviços artigos vários, como cabeleiras às doentes oncológicas, chinelos de quarto e pentes, águas e rebuçados, jornais;
e) Colaborar com a Administração do Hospital no Almoço de Natal dos Trabalhadores e outras iniciativas.

Neste domínio importa realçar a atenção especial que os doentes merecem à Liga nas quadras de Natal e Páscoa e no Dia do Hospital, com a oferta de presentes e visita dos Voluntários.

Corpos Sociais

Assembleia Geral

Presidente - Dr. Francisco Manuel Lopes Vieira de Oliveira Dias
Primeiro Secretário - Prof. Doutor João Francisco Martins Correia
Segundo Secretário - Prof. Doutor José Joaquim Nogueira da Rocha

Conselho Fiscal

Presidente - Dr. Rogério Joaquim Nogueira de Carvalho
Secretário - Sr. Carlos Amaro Corredoura dos Santos
Relator - Dr. José António Truta Pinto Rabaça

Direcção

Presidente - Drª Maria Jorge de Matos Borrego Nogueira da Rocha
Vice-Presidente - Drª Maria Manuela Veloso de Sousa Moreira da Silva Aguiar
Secretária - Tec. Maria Alcina Teixeira Macedo Alves
Tesoureira - Drª Maria Manuela Tavares Ferrão Pinto Rabaça
Vogal - Drª Maria da Graça Hilário Gomes Borges da Silva

Associados e Voluntários

Gostaríamos muito de poder contar com um corpo mais alargado de Associados e de Voluntários. Por isso e para isso, aqui fica o apelo a todos os que tenham boa vontade e alguma disponibilidade: dirijam-se à Liga e tornem-se Associados e (ou) Voluntários.

Proposta de Sócio - Abrir

Ficha de inscrição de Voluntários - Abrir