Informação Geral
Direção e Coordenação
A Unidade de Gestão Clínica é uma Unidade Funcional do Serviço de Gestão Hospitalar.
Direção de Serviço: Dra. Maria do Céu Valente
Administradora de Área: Dra. Madalena Rocha
Competências
À Unidade de Gestão Clínica compete, conforme regulamento interno em vigor, homologado a 23 de Março de 2009:
- Assegurar os registos administrativos na sequência de internamentos, cirurgia de ambulatório, consultas e hospitais de dia passíveis de ser agrupados em grupos de diagnóstico homogéneos;
- A articulação funcional com o Gabinete de Codificação Clínica;
- A articulação funcional com o Gabinete de Gestão Clínica;
- Preparar a gestão e manutenção da base de dados da codificação clínica;
- Preparar e instruir os processos de assistência médica noutro hospital, nacional ou estrangeiro;
- Rececionar os pedidos de informações clínicas, exames periciais e juntas médicas e assegurar a sua resposta atempada;
- Manter atualizado o sistema de informação sobre o estado clínico dos doentes;
- Assegurar o encaminhamento correto dos doentes estrangeiros referenciados pelas entidades competentes.
- Na dependência direta da Unidade de Gestão Clínica encontram-se ainda o Arquivo Clínico e a Casa Mortuária.
Estrutura
Setor de Codificação
Ao Setor de Codificação compete:
- Assegurar os registos administrativos, verificando os registos efetuados pelos Assistentes Técnicos dos Serviços Clínicos;
- Articular-se funcionalmente com o Gabinete de Codificação Clínica;
- Preparar a gestão e manutenção da base de dados da codificação clínica.
Contacto: 217805127 (Unidade de Gestão Clínica)
Setor de Relatórios Clínicos
Ao Setor de Relatórios Clínicos compete:
Efetuar a gestão dos pedidos de informação clínica, exames periciais e juntas médicas, desde a sua receção até ao seu envio ao utente ou entidade, assegurando a sua resposta atempada;
Contacto:
Telefónico |
|
217805438 |
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Localização:
HSM – Posto de atendimento de Relatórios Clínicos – Receção Central;
HPV – Posto de atendimento – Secretaria Clínica.
Todos os utentes podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos. O pedido pode ser realizado na Receção Central (posto de atendimento de Relatórios Clínicos) ou enviado por correio, fax ou e-mail para:
Via correio:
Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE
Gabinete de Relatórios Clínicos
Av. Prof. Egas Moniz
1649-035 Lisboa
Via fax: 210405805
Via e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Os pedidos remetidos pelo correio, fax ou e-mail devem, obrigatoriamente, ser acompanhados de cópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão de quem requer a informação e, no caso de menores, do progenitor e do menor e ser datados e assinados.
Formulários:
Pedido Relatório Próprio
Pedido Relatório Terceiro
Pedido Relatório Menores
Pedido Relatório Falecidos
Legislação:
Lei nº 67 /98 de 26 de Outubro – Lei de Proteção de Dados Pessoais
Lei nº 12/2005 de 26 de Janeiro – Lei sobre Informação Genética Pessoal e Informação de Saúde
Lei nº 26/2016 de 22 de Agosto – Lei de Acesso aos Documentos Administrativos
Setor de Assistência Médica no Estrangeiro
Ao Setor de Assistência Médica no Estrangeiro compete:
- Preparar e instruir os processos de assistência médica no estrangeiro;
- Assegurar o encaminhamento correto dos doentes estrangeiros referenciados pelas entidades competentes.
Contactos:
Telefónico |
|
217805127 |
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Localização: Piso 8 elevador 13
Normas e Procedimentos:
Link: Norma de Assistência Médica no Estrangeiro
Formulários:
Impresso Requerimento S2/E112
Pedido de Autorização Previa (PAP)
Impresso para Pedido de Reembolso
Setor de Apoio à Gestão de Altas
Ao Setor de Apoio à Gestão de Altas compete dar apoio administrativo à Equipa de Gestão de Altas do CHLN, nomeadamente:
- Registo, envio e acompanhamento dos processos na aplicação informática (GestCareCCI) de monitorização da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), dos doentes referenciados à Equipa de Gestão de Altas (EGA);
- Elaboração, organização e arquivo dos processos de Gestão de Altas;
- Elaboração e atualização da base de dados da EGA, para efeitos de estatística;
- Monitorização de correio eletrónico e realização de contactos com as restantes Equipas da RNCCI.
Contactos:
CHLN - HSM | |
Telefónico |
|
217805376 |
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Localização: Piso 2 elevadores 9 e 10
Legislação:
Decreto-Lei n.º 136/2015 de 28 de julho
Casa Mortuária
À Casa Mortuária compete:
- Remover o cadáver do serviço onde o óbito tenha ocorrido e efetuar a sua conservação e preparação, nos termos da legislação em vigor;
- Encaminhar os familiares que pretendam informações acerca do óbito ou para o Serviço Clínico ou para o Serviço de Gestão Hospitalar – Unidade de Gestão Clínica, dependendo da natureza da informação solicitada;
- Verificar o cumprimento dos requisitos necessários para que se concretize o levantamento do cadáver;
- Manter o registo documental relativo ao reconhecimento e levantamento do cadáver e o livro de registo de toda a movimentação de cadáver.
Contactos:
HSM | HPV | ||
Telefónico |
|
Telefónico |
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217805101 |
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217548070 |
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Arquivo Clínico
Ao Arquivo Clínico compete:
- A gestão e preservação da documentação clínica produzida pelos diversos serviços no decurso da sua actividade assistencial, tendo em vista uma eficiente pesquisa, recuperação e disponibilização da informação relativa ao processo clínico do utente.
Contactos: 217805127 (Unidade de Gestão Clínica)
Legislação:
Portaria 247/2000 de 8 de maio
Portaria 525/1980 de 18 de agosto